Autor
Instituto Stephanie Lich
data
29/8/23
categoria
Inglês
compartilhe
Falar inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser fundamental para quem busca uma carreira influente e de sucesso. Além disso, ter segurança no idioma abre muitas portas, fazendo com que um profissional bem-sucedido e com boas recomendações possa buscar oportunidades de emprego até mesmo em outros países.
Você já pensou em procurar vagas de emprego em outros países? Pode parecer assustador no início, mas quando realizado com o planejamento e pesquisa adequados, esse sonho pode ser muito recompensador. Se aprender inglês é o principal empecilho para você, nós sabemos exatamente como ajudá-lo.
Não se limite somente às aulas de inglês
A melhor forma de aprender o inglês é colocá-lo em seu dia a dia e ir progressivamente aumentando a sua exposição ao idioma. Por exemplo, comece dedicando alguns minutos por dia ao estudo. Separe um tempo para ler em inglês, anotar palavras e pesquisar seus significados, procurar por sinônimos, estudar os verbos irregulares, etc.
Você também pode optar por ver alguns documentários ou seriados, ler textos em inglês, ouvir músicas ou programas de televisão. Estudar inglês torna-se muito mais prazeroso quando você aprende conteúdos que são do seu interesse. Não tenha medo de procurar por novos assuntos, essa é uma excelente forma de ganhar vocabulário.
Não se preocupe tanto com o sotaque
No início é normal que tenhamos receio de falar inglês por achamos que a pronúncia precisa ser igual à de um nativo. É comum entre os brasileiros ter receio de se expressar oralmente em inglês por achar que é preciso dominar ou esconder o sotaque. Mas isso não é verdade. A autocrítica, quando excessiva, pode impedi-lo de avançar.
O mais importante é exercitar-se para que sua pronúncia torne-se mais clara e compreensiva. É completamente normal que, comparado a um nativo, seu inglês seja mais lento e você precise de mais tempo para formular uma frase. O importante é estudar o inglês para perceber detalhes da pronúncia importantes para a compreensão, como, por exemplo, a diferença do som em live ou leave.
Não fique preso às traduções
Muitas expressões em inglês não têm uma tradução literal para o português. Por isso, ao invés de se prender às traduções, experimente pensar em inglês. Pode parecer um pouco estranho no início, mas com o tempo você vai perceber que aprender um idioma dessa forma torna o processo mais natural e orgânico.
Ver filmes, séries e documentários, ou ler textos em inglês, vai ajudá-lo a entender o contexto de cada uma das expressões. Além disso, essa é uma excelente forma de assimilar um pouco mais da cultura de outro país. Lembre-se que optar por assuntos que já são do seu interesse tornam esse processo muito mais fácil.
Não tenha medo de errar
Dentre todas as dicas, essa é a que mais beneficia as pessoas que se sentem travadas no inglês. Para destravar a pronúncia é essencial vencer o medo de errar. Você vai errar, isso é perfeitamente normal. Todos nós passamos por isso quando estamos aprendendo algo novo e essa é uma parte muito importante do processo.
Não deixe que seu medo o impeça de falar. No início, é normal não dominar o verbo to be ou não saber conjugar os verbos irregulares. O melhor espaço para esquecer o medo e praticar é durante as aulas de inglês, pois é onde você terá mais oportunidade de aprender com seus erros.
Independente se seu nível é iniciante ou avançado, pense no erro como uma oportunidade. Separe os temas que tem mais dificuldade para estudar e tire as dúvidas durante as aulas de inglês. Além das aulas, experimente praticar com pessoas em quem você confia e com as quais você se sente mais à vontade. Você pode, por exemplo, incentivar seu companheiro(a) ou um amigo(a) a praticar inglês junto com você.
Não faça qualquer curso de inglês
A escolha de um curso de qualidade e de professores habilitados também é muito importante. Você pode otimizar seu tempo e potencializar seu aprendizado através de um bom curso de inglês, que utilize métodos comprovados para motivar os alunos e transmitir conhecimento de excelência.
Nas aulas de inglês do Instituo Stephanie Lich por exemplo, nós pensamos no objetivo de cada um dos alunos. Focamos nas metas do próprio aluno e construímos um programa de estudos e tutoria baseados nesses objetivos.
Se o seu intuito é aprender, dominar as conjugações e destravar seu inglês para ter sucesso, nós podemos ajudá-lo. Conheça todos os benefícios(link) do nosso curso de inglês e dê o primeiro passo para o seu futuro.